Área Reservada a profissionais

História

 

Fábrica Silampos
1951

A Silampos foi fundada no ano de 1951 em Cesar, no concelho de Oliveira de Azeméis.


1961

Produziu na década de 60 a primeira panela de pressão em Portugal, produto pelo qual a marca Silampos ficou reconhecida a nível nacional e internacional. O spot televisivo da "Linda Carochinha e do João Ratão", onde era apresentada a inovadora panela de pressão, ainda hoje é recordado por muitos portugueses.





Caçarola em aço inoxidável
Finais da década de 70

Especializou-se na produção de louça em aço inoxidável, desenvolvendo desde então todo um know-how que posiciona atualmente a Silampos no topo da tecnologia na fileira industrial de louça metálica.



1978

Ocorreu a alteração do pacto social que transformou a empresa em sociedade unifamiliar, permitindo a convergência da gestão e o delinear de um programa de reapatrechamento que garantiu a prossecução do escopo capacidade/produtividade/qualidade, necessário à consolidação da Silampos no mercado interno e a entrada na exportação.






1993

Foi concluído o audacioso programa de investimento, que dotou a Silampos da mais avançada tecnologia então disponível-Impact Disc para fabrico de louça metálica.

2000

Realizou um investimento direto em Inglaterra na área da distribuição, constituindo a Silampos UK em parceria com o então FIEP, hoje AICEP Capital Global, e o Management local. A Silampos UK adquiriu então as empresas inglesas Horwood Homewares Ltd e Kaufmann Ltd. Entretanto no final de 2009, a Silampos iniciou negociações com a Capital de Risco (AICEP CAPITAL GLOBAL) no sentido de adquirir no início de 2010 a participação acionista por esta detida na Silampos UK.




2001

Foi transformada em Sociedade Anónima, com capital social de 4.000.000,00€ controlado na totalidade pela família Campos, fundadora da empresa.


2004

Verificou-se a entrada no mercado de hotelaria e restauração, através da produção de uma linha de louça industrial em aço inoxidável pensada para responder às principais exigências dos grandes Chefs de cozinha.





2005

Desenvolveu a louça Multidisc, linha topo de gama concretizando um salto tecnológico significativo em termos de consumos de energia, tempos e temperaturas de cozedura. A sofisticação do produto Multidisc dispensa o fundo térmico, mas acolhe as vantagens deste, extrapolando para todo o corpo da peça as respetivas características térmicas.
2006

Com o intuito de estar presente em todos os segmentos de mercado, criou em 2006 a marca Cook Silampos para atuar nas grandes superficies.






2008

Encara outras oportunidades com afinidade tecnológica e produtiva da área "Cooking", com o desenvolvimento do Garden Grill, um grelhador de exterior a gás.
2010

Criou uma marca dedicada ao mobiliário urbano, a Silampos Urban, que reflete a expansão da Silampos para diferentes áreas de negócio, tendo presente as suas raízes, os altos níveis de exigência e o conhecimento adquirido pela empresa para o desenvolvimento de produto. Envolve as atividades de Design, Engenharia de Produto e o Marketing da Silampos, concebe, desenvolve e comercializa produtos funcionais e emblemáticos reservados a espaços públicos, semi-públicos e privados, para interior e exterior.